Rota 666

26 05 2010

Chevrolet Veraneio: Terror em forma de "SUV"

Em um blog de carros esportivos não poderia faltar os veículos que os perseguem (ou tentam). Na seção ‘Viaturas Policiais’ mostaremos algumas viaturas de hoje e de ontem, velozes ou não, conhecendo melhor o “inimigo” talvez você se convença a tirar o pé do acelerador ou pisar mais fundo. Dependendo do tamanho da sua coragem e/ou do seu motor.

A primeira viatura, não poderia ser outra senão a Veraneio, conhecida no Brasil também como “Camburão”, a mais famosa e temida era a da Rota (Ronda Ostensiva Tobias de Aguiar), uma divisão da Polícia Militar de São Paulo criada em 1970 para combater as guerrilhas de esquerda, na época do golpe militar.  Foi idealizada pelo então prefeito Paulo Maluf, e depois do fim da luta armada foi mantida como um dos braços da corporação de segurança pública.

A Veraneio é lenta, mas isso não quer dizer que você vai conseguir fugir.

Essa Rota não é brinquedo...

A segunda versão: Veraneio (ou D-20) era uma versão brasileira da Surburban e ainda maior que o antigo Camburão - 5,34m

São 5,16m de comprimento e duas toneladas de lata cinzenta que se movem como um hipopótamo num lamaçal. Seus números exatos são algo em torno de 144km/h de velocidade máxima, 0 a 100km/h (pegue um travesseiro) em 20 segundos, seu motor é um 6 cilindors em linha, 4.3 litros, e 151cv que suam muito para tirar da inércia os 2000kg da criança…
 

Ok, a Veraneio não é um Lamborghini Murciélago, mas seu tamanho e principalmente a reputação no minimo polêmica de seus ocupantes desanimavam os mais apressadinhos em fugir. A Veraneio de carroceria antiga foi fabricada até 1990 já sob encomenda pela GM para orgão públicos como a polícia (O veículo também foi muito usado como ambulância). Ao passo que a nova Veraneio já era produzida, também denominada de D-20, era na verdade uma versão abrasileirada da antiga Chevrolet Suburban americana.

A Veraneio da Polícia Militar de SP: Quem se lembra dos temidos camburões rubro-negros?

As atuais Chevrolet Blazer, menores e mais velozes...

Hoje a Rota se utiliza das Chevrolet Blazers, modelo que é mais compacto e mais rápido, principalmente se forem as antigas Blazer 4.3 V6. Mas quando se fala em ‘Camburão’, ‘Rota’, ou ‘Viatura’ a primeira figura que vem a cabeça é sempre do imenso Chevrolet zigue-zagueando, e policiais pendurados nas janelas, com meio corpo pra fora muito bem armados. Imagine mas nunca esteja de fato nesta situação.

-Emerson Martinez

Anúncios

Ações

Information

5 responses

6 06 2010
evandro

materia espetacular ,revivendo a epoca de ouro da policia paulista a ROTA,fazia anos que nao via uma veraneio da policia tao bonita com esta que vcs mostrarao parabens ao site

28 01 2011
Eduardo Tai

Amigo, sensacional suas matérias sobre viaturas policiais e réplicas. Você teria alguma informação sobre viaturas antigas, réplicas e seus proprietários, principalmente aqui em SP ? Tenho uma réplica de uma viatura americana, baseada num Ford Taurus, e gostaria de organizar um encontro de viaturas policias. Grande abraço !

28 01 2011
Emerson Martinez

Então Eduardo, aqui no Brasil não existe muito a “cultura” de se perservar viaturas, infelizmente, sei que existe o museu dos transportes perto da Estação Armênia do Metro aqui em SP. Lá está por exemplo um Opala viatura da PM e carros também da CET.

Miniaturas só de viatura gringa eu conheço, como o Dodge Monaco 1974 replica do filme Os Irmãos cara de pau, e do Chevrolet Caprice 1995 NYPD (policia de Nova York) meu irmão tem essa, ambas que eu citei estão em escala 1/18

2 02 2011
Eduardo Tai

Infelizmente mesmo Emerson. Vejo muita coisa legal lá nos EUA, a preservação de carros antigos, em especial de viaturas policiais, é realmente impressionante. Sobre o museu que citou, vou me informar a respeito. Trabalho no Bom Retiro que é do lado !

Sobre o encontro de réplicas de viaturas que citei, seria de viaturas de verdade mesmo, como a minha. Queria encontrar donos de réplicas de viaturas policiais e táxis (yellow cabs) americanos, para nos encontrarmos.

Grande abraço !

31 01 2011
Daniel

Uma coisa que a meu ver foi um grande vacilo é a Chevrolet não oferecer nenhum motor mais adequado a uma viatura policial desde que tanto o motor V6 quanto as versões a diesel da Blazer foram tiradas de linha. Aquele motor 2.0 turbo que a GM fabrica em São José dos Campos para exportação seria uma boa opção, algumas versões com injeção direta chegam a 260hp e igualam o torque do 4.3L V6, mesmo em rotações mais baixas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: