Renault Clio Sport V6 2003

10 05 2010

Clio V6: "Allez le bleu!"

Alguns de vocês  que sempre observam Renaults Clio pelas ruas do Brasil, talvez imaginem se pode existir um hatch mais sem graça. Carro de patricinha que entrou para faculdade, carro de instalador de TV a cabo…enfim, nada de excitante pode vir de um Clio, o motor é fraco, dentro dele muito plástico, fora que custa muito pelo tédio que oferece.

Para sorte dos que têm sangue na veia, no ínicio da década passada, a Renault francesa teve uma ótima idéia. A de criar um carro com motor e tração traseiros, motor de 3.0 litros, 6 cilindros em V e apenas 2 lugares. Não, não era um novo carro, como um roadster por exemplo, mas sim aquele Clio chato do qual falávamos. Nem a idéia de transformar um hatch num Hulk era nova. A Renault já havia feito o mesmo no seu antigo Renault 5 nos anos 80.

De Hatch a Incrível Hulk em apenas 5.8 segundos...

Um Clio com motor V6 e 3.0 litros? "Só se for na França."

O motor em questão é de um Renault Laguna, só que este é algo maior (4,6 metros) no ‘petit’ Clio o motor foi para trás. Com isso perdeu-se o banco traseiro, e embaixo do capô na frente, herdou-se um “porta-luvas” um pouco maior. Praticidade, que é o trunfo desses pequenos e ignobéis carrinhos urbanos, torna-se um palavrão quando se fala no Clio V6. Além de espaço para somente duas pessoas e alguns pensamentos, ele tem um “metabolismo” muito acelerado, necessitando ser abastecido a cada 480km.

Tamanha sede vem dos seus 255cv,além disso o hatch ficou com nada menos que 1400kg, por volta de 300kg mais pesado que o Renault Clio Sport 172 (A versão esportiva, menos esportiva). A carroceria ficou mais alargada e era fabricada pela empresa Valmet da Finlândia. O anão com mania de grandeza era calçado com rodas aro 18, mas era dificil de esterçar, seu raio de curvatura é de 13 metros.

Ele continua sem muito conteúdo, mas pelo menos ganhou músculos...

Motor e tração traseiros como numa Brasília...

Como sabemos em matéria de “hatches-monstro” a Renault tem precedentes. Em 1980 criou o Renault 5 Turbo. Um carrinho menor que um Uno e que tinha 167 cavalos. Esse carrinho participou em 1985 na categoria de Ralí do Grupo B. No entanto, no caso do Clio V6, as ambições foram menores. Ele participou apenas de uma categoria monomarca, a Renault Clio V6 Cup, semelhante as copas Clio espalhadas pelo mundo das versões ditas “normais.”

Produzido de 2000 a 2005 o Clio V6 se restringiu a nichos do norte europeu que curtem essas saudáveis sandices. No incio de sua produção havia o V6 Mk I, um pouco menos potente (226cv) e depois este Mk II que era em 2003 o Hatch mais potente  e veloz do mundo, deixando para trás concorrentes como o Golf R32. Rei morto, Rei posto? Não, essa história de reinado não é muito a dos franceses (lembra do Robespierre?) O Clio V6 não teve sucessor a altura e ficou para a história como Hatch mais veloz da Renault.

Tal pai tal filho? Embora mais poderoso o Clio V6 não teve a mesma carreira nas pistas que o "seu velho" O Renault 5 Turbo.

Nada mais a dizer, bom talvez agora você olhe com outros olhos aquele Cliozinho da Telefônica na esquina da sua rua. Mas consciente que este V6 é outra coisa completamente diferente e emocionante.

Video: Uma irreverente avaliação do melhor programa de automóveis do mundo. O Top Gear da BBC, no volante Jeremy Clarkson. Confira que até um parrudo Land Rover é mais manobrável que o Clio V6, no circuito Top Gear, o misterioso piloto Stig com o Clio V6 iguala o tempo de um Aston Martin Vanquish.

Ficha Técnica

Fabricante: Renault S.A. – Estrasburgo, Alsácia – França

Motor

  • Cilindrada: 3.0 litros, 6 cilindros em V
  • Torque: 30,8mkgf @ 4650 rpm
  • Potência: 255cv @ 7150 rpm
  • Relação peso/potência: 5,49kg/cv

Dimensões e Peso

  • Comprimento: 3,83m
  • Entre-eixos:  2,53m
  • Peso: 1400kg

Desempenho

  • 0 a 100km/h: 5.8s
  • 0 a 160km/h: 14.2
  • 0 a 400m: 14.6s @ 157km/h
  • Velocidade Máxima: 246,1km/h

Fonte Dados Técnicos: www.torquestats.com

Autor: Emerson Martinez

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8 responses

30 07 2010
Gabriel

parei de ler sua materia no ´´ carrinho sem graça ´´
aposto que voce deve ser um apzeiro, ou andar de 125 por aí, saiba que o renault é a melhor opçao de compra entre os populares, pois vem com itens de serie que nenhum outro da categoria oferece , além do mais o clio é um dos carros mais economicos, e seu motor tem muito mais potencia do que esses outros ´´ carrinhos sem graça ´´.
Duas dicas caro amigo,
Primeiro Conheça, e conheça bem uma coisa para poder sair falando mal dela, e meça suas palavras antes de escrever alguma coisa, criticas são bem vindas agora imbecilidades são intoleraveis.

31 07 2010
Emerson Martinez

Claro que imbecilidades são intoleráveis, a começar pela sua em querer patrulhar o conteúdo de nossas opiniões. E sabe qual a beleza das opiniões? É que no final das contas são só opiniões, e cada um fica com a sua respeitando as demais.

Não são discutidas neste blog vantagens mercadológicas de carros populares, que são sim em sua maioria carros sem graça e muito onerosos pelo que oferecem. Opinião não só partilhada por mim, mas por grandes veículos online especializados neste assunto.

Tua mensagem, entre outras coisas, parece jabá de montadora, você é parte interessada da Renault? Bom, primeiro conheça você nossa linha de pautas.

Aqui se fala sobre carros clássicos esportivos, ou esportivos modernos, mas sobretudo sobre veículos ou atividades à motor que despertem a paixão por automóveis, e não sobre itens opcionais que são oferecidos pelo seu Renault Kangoo, ou seja lá qual for seu “carrinho com graça”

Tuas apostas são furadas, errou as duas, da próxima não aposte nem que seu nome é Gabriel. Não sou “apzeiro”, nem “opaleiro”, nem “renaulzeiro”.

Automóvel não é pra mim torcida de futebol nem objeto de auto-afirmação, se você por outro lado faz parte de alguma ‘facção’ automotiva confraternize-se entre os seus e não me encha o saco.

Pra que não fique nenhum ponto do seu “recadinho” em pretensioso tom de ameaça sem resposta, finalizo que não sou “Seu caro amigo”

Nós do Punta Taco aceitamos criticas construtivas e sugestões, e já as recebemos sempre com muita educação. Somos agradecidos a estes colaboradores.

Agora esperneio sem educação, e mimimi chiliquento terão resposta a altura. E não aceitamos que ninguém ao menos tente impor forma e conteúdo de nossos textos ainda mais de forma tão acintosa e arrogante. Tem gente que não recebeu uma educação democrática e cidadã, ou mesmo educação alguma para aceitar, filtrar e respeitar diversidade de opiniões.

31 10 2010
henrique

Esse Carro é muito loco, sou apaixonado por esportivos ainda mais estes com carinha de ‘sem graça’ auhauh que pra quem ve acha que é só um popular mais na pista da conta do recado .. só nao entendo porque nao foi comercializado por muito tempo… alias nem sei se foi comercializado no brasil mas se foik… deve ter sido de muito pouco tempo *-* imagina eu com um clio v6 *-* tirando onda de varios playboy de golf, civic e etc uahauhauha a aparencia de inofencivel é oque torna desafiador . Quanto custava esse clio v6 ? … Gostei do post pois… prurei por informaçoes deste carro em varios blogs e sites e esse foi o mais informativo sobre o clio v6 … E queria fala que pessoas que nem o nosso caro amigo que não sabe opnar e respeitar opnio~es dos outros não deveriam ser bem vindos em nenhum site de post que levantam diversas opnioes. Opniar é um ato de democracia que voce levanta uma discuçao e da sua opniao houve a dos outros e respeita ambas que tambem ajuda tirar uma conlcusao melhor e com sabedoria sobre determinada coisa ou assunto abrços para o criador do post E queria saber quanto chegou a custar essa maquina disfarçada de renault clio auhaiahaih

1 11 2010
Emerson Martinez

Valeu Henrique,

Não sei ao certo, mas deve ter sido algo entorno de 50 mil euros, hoje deve ser algo mais caro pela raridade….

Quanto aos maus elementos henrique, infelizmente eles existem, afim de polemizar e apedrejar o trabalho alheio, pura inveja de quem não sabe argumentar e fazer igual ou melhor. Abraço!

22 11 2010
daniel

o carro mais bonito do mundo é esse parabéns para os fabricantes dele.

22 11 2010
daniel

as peças dessa maquina são muito raras?
deve ser bem caras

22 11 2010
Emerson Martinez

Não devem ser muito raras, porque muitos itens de carroceria e acabamento são compartilháveis com o Clio comum. O mesmo vale para a parte mecânica, já que o seu motor é o mesmo do Renault Laguna V6.

14 03 2011
Fabio visentainer

chegou so em 2011 no brasil como todos os carros sempre so daki a 5 ou 15 anos, e custa 90.000

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