Trio de Ferro

5 04 2010

As 3 grandes no Brasil: Na época da mordaça, muita ousadia.

Um tremendo paradoxo, na época da ditadura tínhamos carros esportivos, grandes, potentes e velozes. Foguetes nas mais diversas cores e tracionados pelo eixo traseiro como deveria ser todo carro. Porém passados mais de 30 anos, democracia restaurada há 25, e o Brasil com um dos maiores mercados do mundo, o que temos?

Carrinhos de plástico, de motores asmáticos, com apenas três cores mortas dispóníves (Prata, Preto, ou Branco). E nada do melhor que foi lançado na Europa, Japão ou nos EUA, mas projetos Frankstein de outros países emergentes, inclusive com menos tradição automobilística que o Brasil. Tratam-se de empresas que em nome da economia e de uma suposta “funcionalidade” e se esqueceram de um item essencial: Paixão por automóvel.

Belo Opala colocando um pouco de cor e vida a um modorrento estacionamento.

Pela pesada quantia de impostos cobrados, e pela gorda margem de lucro das montadoras, podia-se lançar pelo menos 3 modelos de se torcer o pescoço. E por falar em torcer o pescoço, decreto o terceiro culpado: O consumidor, que cede as vontades das montadoras e do ‘mercado’. Desculpem mas brasileiro não é nada apaixonado por automóvel.

Estou pouco me  fu****o para as leis de mercado, meus atuais sonhos de consumo, já nem são mais produzidos; Opala SS, Charger R/T, e Maverick GT são carros de verdade para motoristas idem e bom passeio ao resto (como diria o jornalista Flávio Gomes) “nos seus esquifes prateados”.

-Emerson Martinez

Anúncios

Ações

Information

4 responses

6 04 2010
Vale A Pena Ler « Parachoques Cromados

[…] Um tremendo paradoxo, na época da ditadura tínhamos carros esportivos, grandes, potentes e velozes. Foguetes nas mais diversas cores e tracionados pelo eixo traseiro como deveria ser todo carro. Porém passados mais de 30 anos, democracia restaurada há 25, e o Brasil com um dos maiores mercados do mundo, o que temos? Clique aqui para continuar a leitura. […]

6 04 2010
Fad 22

Sem duvidas, pra mim os brasileiros tbm não tem nenhuma paixão por automóvel…
Como que tem gente que ainda consegue dizer que esse New Civic ae é bonito??
Que consegue escolher um carro Pre.Pra.Bra. q simplesmente não representa nada por nada… num tem nenhuma historia…

e hj uma pena q nenhum dos meus SONHOS AUTOMOBILÍSTICOS estão em produção…

6 04 2010
Emerson Martinez

@Fad: Como disse meu irmão uma vez e eu concordo, brasileiro gosta de andar de carro, gosta da comodidade que o automóvel oferece, mais ainda o brasileiro peca de mais cultura automobilística e precisa aprender também mais exigente.

2 09 2012
moacyr

boa noite,cará vc esta de parabens por esta extraordinaria foto do trio velocidade,trez carros que eu particularmente amo são os melhores carros que ja fizeram um dia pena que hj nao é assim concordo com vc em seu texto
em todas as palavras gosto muito de carros antigos e possantes parabens e
obrigado continue postando estas maravilhas quem sabe assim desperta alguma montadora para a realidade e volta a fazerem carros melhores.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: