Plymouth Road Runner Hemi 1969

25 02 2010

 

Road Runner Hemi 1969: A Chrysler entendeu que era tempo de economizar...

A Chrysler no final dos anos 1960, não queria ficar atrás da corrida dos cavalos, e não ficou, já bem servida com o imponente porém caro Dodge Charger R/T, resolveu lançar em 1968 seu Muscle Car econômico, o Plymouth Road Runner, mas a econômia naqueles tempos poderia ser em tudo menos em combustível.

Com todo esse tamanho era do segmento intermediário.

Muscle Car econômico, menos no consumo de gasolina claro...

O que a Chrysler poupou no Road Runner foi luxo e menos luxo significa menos peso, menos custo, e mais aceleração. Era o ‘Power to the People’ neste caso não para os grupos socialmente discriminados da época, mas sim para a classe média do subúrbio.

Basicamente o que fizeram foi pegar um Belvedere que era então um modelo intermediário e mais espartano e encaixar três motorizações mais potentes o 383 (6.2 litros, 340cv), 440 (7.2, 380cv), e o Hemi 426 (7.0, 431cv) deram-lhe o nome do personagem de desenhos Road Runner (Papa – Léguas) e para a licença do uso pagaram a Warner Brothers 50 mil doláres.

O Coyote da Warner comendo fumaça no filtro de ar, olhe para o resto do motor e saiba porque...

Bancos em vinil, volante de madeira com aros rebaixados, bons tempos aqueles.

Com os carros lentos de hoje você iria usar mais a buzina ou o acelerador?

Dá pra jogar uma partida de Badmington nesse capô.

Air Grabber: Soprava um pouco de ar para a usina.

O Hemi tinha menor cilindrada mas mais potência que o 440, porém tinha o mesmo torque, só que o 440 entregava sua força com menos rotação e o Road Runner 440 Six Pack que tinha três carburadores duplos, ao invés de um quadrúplo era mais rápido que o Hemi. Em provas atuais de quarto de milha (400m) documentadas pela revista Muscle Car Review , o Road Runner Six Pack conseguiu cumprir a distância em 12 segundos baixos, mas o Road Runner Hemi com seus 13 segundos não é por outro lado um carro lento.

Toyo Tires? Prefiro Red Line.

A divisão Plymouth produziu o Road Runner por 6 anos, em 1971 a carroceria foi totalmente reestilizada tornando-o maior e mais pesado. O modelo desapareceu junto com a grande maioria dos Muscles na crise do petróleo de 1974.

Veredicto: Incrível, nos 60 a classe média e quiçá até a operária nos EUA podiam adquirir um automóvel com mais de 400cv por valores corrigidos a preço de hoje entre 25 mil e 30 mil doláres. Na Europa na mesma época era preciso ser rico praticamente para pilotar um carro da mesma performance, o problema é que passados mais de 40 anos nem mesmo o Road Runner é mais um carro do povo. Hoje é uma relíquia bem valorizada por colecionadores e entusiastas.

Fabricante: Chrysler Group LLC, Auburns Hills, MI – Estados Unidos

Preço em 1969: US$ 3.000

Motor:

  • Cilindrada: 7.0 Litros
  • Torque: 66,3 kgfm a 4500 rpm
  • Potência: 431cv a 5000 rpm
  • Relação peso/potência: 4,0 kg/cv

Dimensões e Peso:

  • Comprimento: 5,15m
  • Largura: 1,94m
  • Peso: 1728kg

Desempenho:

  • 0 a 100km/h: 5,2s
  • 0 a 160km/h: 12,8s
  • 0 a 400m: 13.35s @ 172,7 km/h
  • Velocidade Máxima: 225,2 km/h (Diferencial 4.10:1)

Fonte: Road Test Magazine, March 1969.

Autor: Emerson Martinez

Anúncios

Ações

Information

3 responses

3 03 2010
Papa-Léguas em Números « Parachoques Cromados

[…] O Road Runner é um dos meus carros favoritos. Simples e (muito) potente, é símbolo da ousadia da Chrysler nos anos 60. A fábrica da 5 pontas pagou ao estúdio de cinema Warner Bros. pra usar o nome do Papa-Léguas. Era barato, para os padrões da época, o que o tornava a melhor compra na relação custo/divertimento. Quer saber quais são os números de performance desse ícone da era Muscle Car? Acesse o blog, recém nascido, Punta Taco e clique aqui. […]

4 03 2010
Emerson Martinez

Concordamos contigo!

2 03 2012
MATHEUS

SOU UM FÃ DOS DODGE’S CHARGER 68 E 69,MAS QUANDO VI ESSE CARRO,MUDEI MEUS CONCEITOS E HOJE ELE É O MEU PREFERIDO!!
SIMPLES,BRUTO E DO ESTILO OU DEIXA EU PASSAR OU PASSO POR CIMA…HEHEHE
MAS COMO SOU UM POBRE E UM POBRE MORTAL NÃO TEREI UM TÃO RAPIDO..MAS UM DIA QUEM SABE!!

PARABENS PELO BLOG.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: