Nissan Skyline GTR R34 1999

27 04 2010

O maior esportivo japonês da história? Possivelmente sim.

Maior esportivo americano? Corvette ZR1 (Ou Dodge Viper GTS? Escolha ai), Alemão? Porsche 911, italiano? Algum modelo de Ferrari de 2 milhões de dólares, japonês? Pois é…qual seria o modelo mais representativo desta industria? Eu apostaria um Temaki no Nissan Skyline GTR R34, ainda que ao contrário dos modelos citados, o Skyline seja o menos popular de todos e só ficou conhecido fora da Ásia graças a um video-game.

Em 1957, quando o Japão ainda estava em obras devido a destruição da Segunda Guerra Mundial, a Nissan conhecida na época também como Datsun, lançou o Skyline um médio nipônico com linhas inspiradas nos americanos da época. Mas foi só em 1969 que ele ganharia uma versão esportiva, que se seguiu até 1977. Após um hiato de 12 anos, ele retornaria com muito mais potência e tecnologia.

R34: Skyline no seu auge.

O motor: Potência subestimada pra se encaixar na lei.

Em 1989 inciou-se a série apelidada de Godzilla, eram verdadeiros monstros potentes e High-tech, começando pelo  R32 que tinha tração integral e 280cv. Depois em 1994 veio o R33 e finalmente em 1998 o R34. Os anos 90 marcaram o auge dos esportivos japoneses, foguetes como Mazda RX7, Toyota Supra, Mitisubishi 3000GT, Honda NSX, além do próprio Skyline faziam a alegria dos tuners da época e o pesadelo das seguradoras.

E por falar em seguradoras, as leis japonesas queriam “domar” esses carros impondo uma limitação de potência, de no máximo 280cv. Mas com um inesperado “jeitinho japonês” a lei “não vingou”, pois muitos desses carros apontavam mais de 300 cv no dyno. Era o caso do R34 que debitava nada menos que 330cv.

O desenho do painel parece já datado, mas nele há muita tecnologia.

O Skyline mostra seus músculos.

No painel havia mostradores muito modernos, uma tela ao lado do conjunto principal mostrava, em cristal liquido, a pressão do turbo e a temperatura do óleo. Apesar disso, curiosamente o modelo não possuía air-bags e este foi um dos motivos do modelo não ter uma importação regular para os Estados Unidos. Poucos são os americanos felizardos a possuir o veloz cupê. Um dos sortudos é ator de Velozes e Furiosos Paul Walker, que adquiriu o R34 após guiar um no segundo filme da franquia.

Muito moderno e interessante também é o sistema de tração deste carro, denominado HICAS (High Capacity Active Steering). Esta tecnologia, permite um pequeno esterçamento das rodas traseiras, em cerca de 1 grau, elas viram em curso contrário as rodas dianteiras e em baixa velocidade em manobras como estacionamento. Ou viram no mesmo sentido das dianteiras em altas velocidades, para otimizar o contorno de curvas.

No R34 você poderia ter o auxílio das rodas traseiras pra estacionar ou fazer curvas.

O modelo que participou de Velozes e Furiosos II e uma bela loira.

...e Paul Walker gostou tanto que ficou com um...

O R34 tinha bancos em concha e pneus 245/40 aro 18, custava a pechincha de 31.000 doláres, bem menos que seus equivalentes europeus. Porém o alcance mercadológico do Skyline fora do Japão foi limitado. As exportações eram principalmente para Austrália e Nova Zelândia (mercados muito pequenos), depois Reino Unido, Irlanda e Canadá com volumes também muito limitados.

Levando-se em conta seu mais de meio-século de história. O Skyline ganhou fama tardiamente, no final dos anos 90, quando todos os grandes esportivos japoneses estavam minguando em vendas ou sendo descontinuados. O modelo caiu na boca do povo através de video-games como Gran Turismo ou Need for Speed. É o consolo para quem nunca guiará um.

A versão R34 saiu de linha em 2002, dando lugar a um cupê chatissimo que mais parece carro de médico. Este novo carro apesar de possante também, está mais domesticado e bem menos agressivo, e visa prioritariamente o mercado americano.

Nas pistas o Skyline obteve muito sucesso na JTCC (Japonês de turismo) e no turismo australiano também, no Japão é utilizado para provas de arrancada em modelos que superam os 1000cv. Nos EUA algumas equipes de Drift utilizam Skylines do R32 ao 34.

Não é em qualquer revenda que se encontra um Skyline. Apele para um Video Game!

No desconhecido e competitivo turismo japonês, muitas vitórias.

Novo "Skyline": De um carro que tirava o sono, para outro que dá sono...

O Skyline, assim como muitos esportivos e alto desempenho japoneses reunia um belo refinamento mecânico, quase alemão. Com preços acessíveis, comparáveis aos populares Muscles americanos. Infelizmente, no caso do Skyline não houve uma exportação massiva, nem uma grande popularização do modelo no ocidente (a não ser nos Play Stations), mas isso não depõe contra a qualidade deste belo automóvel.

Aliás a China, um desses balados mostrengos do terceiro-mundo, deve ultrapassar o Japão este ano em PIB e em produção de veículos. Mas na Ásia só há uma nação que seja grande produtora de veículos de qualidade, e ela se chama Japão e muito disto graças ao Skyline o modelo mais longevo e icônico da história daquele país.

Ficha Técnica

Fabricante: Nissan Motor Company – Tochigi, Japão

Motor:

  • Cilindrada: 2.6 litros, 6 cilindros em linha.
  • Torque: 40kgfm @ 4400rpm
  • Potência: 280cv (Declarados) 335cv (Estimados) @ 6800rpm
  • Relação peso/potência: 4,56 kg/cv

Dimensões e peso

  • Comprimento: 4,60m
  • Largura: 1,93m
  • Entre-eixos: 2,66m
  • Peso: 1530kg

Desempenho

  • 0 a 100km/h: 5.2s
  • 0 a 160km/h: 12.80s
  • 0 a 400m: 13.17s
  • Velocidade Máxima: 250km/h

Fonte: Revista Japanese Performance e site www.fastestlaps.com

Autor: Emerson Martinez

 

 

Ações

Informação

19 respostas

13 05 2010
Renato

Só como curiosidade, no final da década de 90, rezava a lenda lá no Japão que não havia exportação oficial do Skyline, R32 ou 33. Todo GTR que saía do Japão era por importadores independentes. Outro ponto era que o volante só poderia ser colocado à direita do veículo, por causa dos coletores do RB26DETT…

13 05 2010
Emerson Martinez

O carro como foi dito era um tanto raro no Ocidente e exportado em poucas quantidades, para poucos países. Nos EUA as seguradoras haviam fechado o cerco para os esportivos japoneses ao final da década de 90. O Skyline ganhou mais fama nos consoles de video game do que nas ruas, já que no Japão era bem conhecido tendo sido lançado no já distante 1957.

Detalhe interessante sobre o volante, de fato não há um só modelo exportado que tenha volante à esquerda. Ao contrário do Supra, RX7, NSX etc…estes foram todos adaptados.

18 09 2010
alysson

eu pretendo ter um skyline gt-r igual o do brian quanto q eu gastaria para deixar igual o do filme veloses e furiosos 2

18 09 2010
Emerson Martinez

Rapaz, boa pergunta…realmente não sei.

22 01 2012
romario

cara cerca de 120 mil reais foi o que eu gastei no meu imcluindo asuspencão e as portas que erguem para cima

14 01 2011
Felipe Fernandes Calheiros

eu consigo achar ele no mercado automobilistico sem ser encomendado do japao???
porfavor responda e quato vale um skyline R34 ’99′

16 01 2011
Emerson Martinez

Cara, antes de mais nada é necessário se informar sobre o que diz a legislação brasileira a respeito do fato do Skyline possuir o volante na mão inglesa. Esse fator foi um dos mais importantes para esse carro ter sua importação limitada para os EUA e grande parte dos outros países…

A maioria desses carros japoneses mais raros chegam na américa do Sul via Chile, que está de frente para o Oceno Pacifico, e por isso possui grande trafégo mercantil com o Japão e Ásia, não sei ao certo mas é capaz que haja alguns Skylines no Chile. Não tenho idéia nenhuma de preço, já que o carro inexiste no mercado de usados do Brasil, mas adquirindo ele em outro país com menos impostos como o Chile você pagará mais barato, mas terá que se acertar com as taxas porque você estará praticamente importando um carro, só que usado. Resumo da ópera colega, é uma tarefa muito dificil…se estiver ao seu alcance vale a pena tentar, baita carro…

18 05 2011
daniel

amigos . tenho pesquisado sobre o skyline na zona franca do chile . existe alguns porens … so quem pode comprar são moradores da cidade de iquique , ex militares , e chilenos q viveram por mais de 1 ano fora do chile . esse e meu caso . sou nacido no brasil mais tenho dupla nacionalidade pelos meus pais chilenos .. eu tenho um cupo para comprar um carro na zona franca . so poderia vender o carro apos 3 anos da compra . estou juntando humildemente para comprar um skyline ainda não sei o ano e modelo … mais com uns 25 mil vou comprar um modelo acima de 2000… e muito barato na zona franca … um honda civic japones original esportivo … esta 14mil reais . vale muito apena .. estou andando a pe faz 2 anos … me recuso a comprar um celta , palio , ka , etc …. prefiro andar de tremmmm … quero minha nave de qualquer manera … existem pessoas q vemdem o cupo por 1milão de pessoas entorno 3500reais ate por menos vemdem mais isso não sinfica q vc podera trazer ele no meu caso e diferente tenho documentos chilenos e brasileiro. passo batido por blitz ja quem não tem na primeira blitz o carro fica . eu não vendo o meu cupo por nada . espero o tempo q for precisso . caso alguem quer informações sobre a zona franca de iquique me add artedans@hotmail.com . acho q estrangeiros tem direito a comprar peçãs motor e tal . valeu viciados pelo skyline . abrços .

21 12 2011
Gustavo GTR

Daniel,
acho q o que você falou é bem pertinente, mas:

Se tudo der certo no seu caso, como vc vai andar com um carro de mão inglesa/japonesa no nosso país? Essa é minha dúvida. Numa
o maluco passa teus documentos.. blz, mas e quanto a direção. Sei q é proibida. Já vi a foto de uma conversão de volante em um 34 por um mecanico japones pago..tudo por um sheik arabe. tem foto. MAs daí pra fazer isso aqui…. tu já tem um plano assim?? sabe de alguém q o faça? Valeu e um abraço!

26 07 2011
Caio

O meu sonho é ter um nissan Skyline o 2.6 biturbo que chega aos 256 km/h

26 07 2011
Caio Bradley

Eu sou Caio que postei a bservação ai em cima quanto custa um Nissan Skyline GT-R34 no Brasil

26 07 2011
Caio Bradley

Eu sou Caio que postou o comentario ai em cima O Nissan Skyline é baita carro no meu jogo need for speed underground 2 só tenho skyline na garagem

28 12 2011
Felipe Fernandes Calheiros

cara o meu nome é Felipe Calheiros e quero fazer uma aposta com vc no need for speed umderground 2 contra o meu nissan 240SX quero ver si vc tem coragem eu nunca fui derrotado neste jogo me adicione no faceboock ou no msn ou no twiter obrigado

13 12 2011
bizonte

Eu vivo na irlanda do norte e como aqui se recebe a semana cerca de 400 libras dentro de 1 ano vou ter o meu skyline vou mudificalo aqui e depois levo-o para Portugal.

14 01 2012
Arthur Vidal

gostaria mto de trazer o skyline da zona franca ate goiania , quem se interessar entre em contato .. estou afim de negociar ….

22 01 2012
romario

eu gastei 150mil reais para deixar o meu igual o do bryan imcluindo as portas que erguem para cima e a sespensão a ar

28 02 2012
Junior

Aí Filipe, eu tenho um Toyota Corolla AE86. Um carro super rápido nas curvas
e nas retas.
Bom, eu nunca perdi nenhuma corrida com ele. Já fiz muitas corridas com uns pessoais por aí.
Tá afim de colocar seu 240 para competir com meu AE86 ?

Espero que sim, espero sua resposta.

9 06 2012
Breno.

o Fiuk tem um,creio que se for o unico no brasil, é um “dos”. O dele é ano 2000, totalmente preparado pra drift, se alguem tiver o telefone dele, pode perguntar se ele vende…oque eu acho meio impossibru :D

9 06 2012
Breno.

correçao :” se nao for O UNICO, creio que é um dos unicos no brasil”

Deixe uma resposta

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

